Curiosidades

Escolas de Samba Mirim

O amor pelo Carnaval vem desde a infância, e é com esses jovens que a passarela do samba se enche de encanto e alegria carnaval criançaspromovendo os desfiles das Escolas de Samba Mirim. O Brasil é conhecido como o país do Carnaval e engana-se quem pensa que essa folia é somente para adultos.

A primeira escola de samba mirim foi a Império do Futuro, fundada em 1983, por Aradir dos Santos, o Careca.  Seu propósito, que continua nos dias de hoje, era de ocupar a garotada do Morro da Serrinha, Rio de Janeiro, com atividades durante todo o ano, incentivando a autoestima e a criatividade, estimulando a terem orgulho de suas raízes e proporcionando momentos de lazer.

Durante todo ano o objetivo é que crianças e jovens possam realizar junto às comunidades atividades sócio-culturais e formação profissionalizante como: oficinas de confecção de figurinos e adereços, assistência média e pedagógica, atividades esportivas, dentre outros.

Já pensando nos futuros componentes da Indústria do Carnaval, a maioria das escolas de samba infantil foi fundada por grupos tradicionais do Carnaval carioca como:

Escolas de Samba Adulto e Escolas de Samba Mirim

Grande Rio/Pimpolhos da Grande Rio
Mangueira/Mangueira do Amanhã
Mocidade/Estrelinha da Mocidade
Vila Isabel/Herdeiros da Vila
Unidos da Tijuca/Tijuquinha do Borel

Os participantes têm entre 5 e 18 anos. Apesar da pouca idade o desfile da meninada não fica atrás dos adultos e mostram que os pequenos também levam o samba a sério, têm gingasamba no pé.

Todo ano, 17 Escolas de Samba Mirins desfilam no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí com mais de 25 mil crianças.

Olha o carnaval aí, gente!♫

Print Friendly, PDF & Email
Regressar ao blog
Publicidade