O Carnaval é a maior festa que existe no Brasil. Durante quatro dias os brasileiros vivem intensamente esta tradição. O Carnaval vem preparar o inicio da Quaresma.
A origem do Carnaval
O Carnaval é comemorado em Portugal desde o século XV, e esta festa foi trazida pelos portugueses para o Brasil, sua colônia na altura, e nos finais do século XVIII já era uma tradição em todo o território.
Considerada uma festa pagã, foi sofrendo alterações ao longo dos tempos. A primeira tentativa de civilizar a festa carnavalesca foi através da implementação de bailes e passeios mascarados parisienses, no entanto este Entrudo foi colocado sob controle policial. Em 1830 foram postas uma série de proibições, com o objetivo de tentar acabar com esta festa que era apelidada de “grosseira” e que de certa forma ia contra a religião.
No final do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocuparam as ruas do Rio de Janeiro servindo assim modelo para as diferentes folias. E em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música de Carnaval intitulada como “Ô Abre Alas!”. Os foliões costumavam frequentar os bailes usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses.
Nos dias de hoje, no Rio de Janeiro, e em todo o Brasil, são feitos desfiles das escolas de samba. São autenticas disputas para a eleição da melhor escola do ano, segundo um conjunto de requisitos. Com o crescimento que causou, o Carnaval acabou por gerar muitos empregos nos barracões das escolas de samba.
O desfile mais famoso e tradicional é no Rio de Janeiro, na Passarela do Samba, Marquês de Sapucaí. Este é o nome que se dá ao sambódromo, que também foi o primeiro a ser construído no Brasil. No entanto por todo o Brasil há desfiles das escolas de samba, em outras cidades de nome, como São Paulo e Florianópolis.