Todos os anos muitos ocidentais celebram o Halloween. No entanto, nem todo o mundo sabe a história do Halloween.
Conhecida também como Dia das Bruxas, a comemoração de Halloween remonta ao tempo dos celtas.
O termo Halloween significa, literalmente, “All hallow’s eve“, ou seja, “véspera de Todos os Santos”. Daí ser celebrado no dia anterior ao primeiro de Novembro, o Dia de Todos os Santos.
Apesar dessa influência cristã, o Halloween tem as suas raízes na celebração celta de Samhain. Durante essa tradição, os celtas comemoravam o fim das colheitas e uma época de transição. Transição essa que se referia ao Novo Ano Celta, em que o mundo dos defuntos abria as suas portas.
Também no Dia de Todos os Santos, os crentes católicos visitam os túmulos de seus entes queridos.
O Halloween propagou-se aos Estados Unidos, graças aos celtas. Foi através desse país que a efeméride se internacionalizou, com a influência do cinema e da cultura nacionais.
Entretanto a festa de Halloween começou a utilizar novos símbolos,conhecidos do grande público. É o caso das associações com os tons laranja e preto, com as abóboras decorativas, com as imagens de fantasmas e bruxas, com os contos de terror, as fantasias variadas, entre outros.
Atualmente, são muitos os que esquecem que o Halloween representa a celebração da proximidade entre dois mundos – o dos vivos e o dos mortos.O que não impediu, contudo, que esta festa seja o garante da diversão de milhões de pessoas em todo o mundo, muitas das quais a veem como uma espécie de carnaval… do medo.